Tema do ano: UM ANO COM JESUS: EM CRISTO E POR CRISTO! Lucas 5.4

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Por quem você está Lutando?

Eu estava assistindo o filme “A ressurreição do dragão”, onde o general de guerra interpretado pelo ator Andy Lau pergunta a um de seus companheiros: “por quem você está lutando?”. Depois o general começa explicar que a resposta a essa pergunta definirá todo o rumo da vida de um soldado. Eu fui muito tocado por esta pergunta e passei alguns minutos refletindo sobre qual seria a minha resposta a ela.
Esta não deve ser uma inquietação exclusivamente minha. Muitos de nós precisamos responder a essa pergunta: por quem estamos lutando? Por que causa estamos vivendo? Pois a resposta a elas definirão todo o rumo de nossas vidas.
Jesus perguntou aos seus discípulos: “quem vocês dizem que eu sou?” [Mateus 16.15]. Definir quem era Jesus seria o mesmo que definir “por quem você está lutando?”. Por que esta pergunta é tão importante? Porque ela diz qual o alvo de nossas vidas. Porque ela aponta para a direção ao qual nosso coração está seguindo. E no final, a resposta a esta pergunta definirá o rumo geral de nossa vida.
Ter uma definição de quem era Jesus definiria o rumo da vida daqueles 12 homens que resolveram segui-lo. Os discípulos que eram pescadores precisam decidir se viveriam para a pesca ou pelo que Jesus havia dito que eles seriam: “pescadores de homens”. O coletor de impostos precisa tomar a dura decisão se continuaria numa posição de rejeição cobrando os impostos do povo, ou se viveria em prol do Evangelho. A resposta à pergunta de Jesus definiria o rumo de suas vidas para sempre.
No filme, o soldado confessou ao general que lutava por si mesmo, e por isso o general, seu amigo de 32 anos se destacou no exército ao ponto de chegar à maior patente, e o soldado agora lamentava não ter conseguido fazer nada significativo de sua vida.
Por quem você tem lutado? Qual tem sido o combustível de sua vida? O que motiva você a estar fazendo o que faz? A estar no trabalho que está? A ir à escola? A viver ao lado de quem está vivendo? Qual o alvo de sua vida? O que você quer conseguir? Até onde quer chegar? Por quê?

Lutar, ou viver, apenas em prol de si mesmo é a mais clara definição de egoísmo, e no final, você chegará à mesma conclusão do soldado: a vida não foi significativa! Você foi feito para viver em prol de algo maior, maior que si mesmo. Deus elaborou um projeto para a sua vida, e este projeto tem como alvo ele mesmo. Você foi criado por Deus para viver para Deus. Coloque Deus como alvo primário de sua vida. Defina viver em prol dele, de acordo com ele, alinhado ao que ele pensa, dando valor àquilo que ele valoriza. No final você verá que valeu a pena!

Pr. Francisco Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário