Tema do ano: UM ANO COM JESUS: EM CRISTO E POR CRISTO! Lucas 5.4

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Desistir não, olhar para Jesus, sim!

...tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Hebreus 12.2.
Quando concentramos nossa atenção em quem Jesus é e o que Ele fez por nós; quando “pensamos bem” em tudo o que Jesus sofreu na cruz, recebemos Dele tudo o que carecemos para não desistirmos frente às dificuldades da vida. Jesus nos dá a perseverança que vence o desânimo!
A Bíblia trata o assunto desta forma em Hebreus 12.3: “Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem”. Percebem? Quando mantemos nossos olhos, a nossa atenção, a nossa mente focados na cruz de Jesus, tudo o que carecemos para perseverar é nos dado.
“Olhar para Jesus” nos indica a necessidade de trazermos à memória – considerarmos - o que Ele já fez por nós no passado! No texto Bíblico que iniciamos, Jesus é apresentado como o autor da fé. Mas autor de qual fé? Trata-se da fé que abriu a porta do trono da graça divina, e nos reconciliou com Deus através de Cristo; refiro-me a fé que, em Jesus, construiu um novo e vivo caminho a Deus, e nos justificou de todos os nossos pecados; esta fé é aquela que nos faz ver que a nossa inimizade com Deus foi eliminada em Jesus; a fé que, por meio de Jesus, estabeleceu a paz entre nós e Deus; a mesma fé que gerou vida de alegria em nós.
Portanto, quando aquele que crê olha para a vida com este olhar de Jesus como o nosso salvador, o nosso redentor, o nosso justificador, esta fé faz surgir dentro do crente tudo o que é necessário para que ele permaneça na corrida da fé sem considerar a desistência como possibilidade! A verdade é esta: Quanto mais você olhar para Jesus, mais razões você encontrará para perseverar!
Quando, em retrospectiva, olhamos para o nosso ontem e vemos “quem fomos”, e quando olhamos para o nosso hoje e constatamos “quem Jesus nos tornou”, as mudanças efetuadas por Ele nos fortalecem para prosseguirmos! Sim, quando vemos a vida livre, perdoada, abundante que Jesus nos deu, tudo isto gera dentro de nós os motivos necessários para não nos rendermos ao desânimo!
É verdade que ainda nos sentimos distantes de sermos quem de fato Deus anseia que sejamos (à imagem de Jesus, Seu filho, conforme Romanos 8.29). Mas, quando olhamos para trás constatamos que estamos muito distantes do que fomos e, então, nosso interior é dominado pela certeza e ânimo necessários para prosseguirmos em frente tendo os olhos fitos em Jesus.
Por isso, não olhe suas circunstâncias, olhe o amor revelado por Jesus. Não deixe as dificuldades definir você, mas sim a bondade revelada em perdão e reconstrução de uma nova vida em Cristo.
O passado ficou para trás. Um ‘novo hoje’ pela graça de Deus é nos dado. Podemos deixar Deus - através do seu Santo Espírito - escrever uma nova história. Sim, coloque seus olhos em Jesus e siga adiante! O pior já passou, o melhor está à sua frente. Olhe para Jesus!


Pastor J. Jacó Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário