Muitas pessoas tomam decisões no Ano Novo, prometendo a si mesmas (e algumas vezes a Deus) que o próximo ano de vida será diferente. Determinam hábitos e padrões de comportamento que deverão ser mudados no ano que se inicia. Decisões como estas são altamente recomendáveis, e muitas vezes podem servir como estímulo para o crescimento espiritual. Entretanto, o ano começa e as decisões são cumpridas apenas por um breve período de tempo, e logo são esquecidas.
Portanto, penso que a melhor coisa a se fazer no início de um novo ano é um auto-exame. Samuel Johnson, um cristão muito comprometido que viveu no século 18, tinha o costume de fazer um auto-exame de suas resoluções de ano novo. Ele escreveu no seu diário: Eu não corrigi hábitos externos, nem cumpri nenhuma das resoluções que fiz no início do ano, mas ainda espero ser transformado e não perder toda a minha vida com propósitos inúteis.
Precisamos ter a coragem de reconhecer que não cumprimos algumas de nossas decisões para o ano novo, e então fazer planos de como vamos corrigir nosso erro. Por exemplo, se havíamos decidido que teríamos mais tempo com Deus através da leitura da Bíblia e oração, e não foi isto que aconteceu durante o ano, nós precisamos descobrir aonde exatamente falhamos. E então, resolvermos investir algum tempo diariamente para cumprir no ano novo o que não cumprimos no ano anterior.
Para um auto-exame eficiente pergunte a si mesmo, no final de cada dia, de cada semana, de cada mês, de cada ano se o que fez poderia ter sido feito melhor.
Pastor Francisco Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário