Tema do ano: UM ANO COM JESUS: EM CRISTO E POR CRISTO! Lucas 5.4

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A Provação não é Exclusividade minha!

Eu fui a uma loja de material de construção com a minha filha e ao sair, para minha surpresa, o carro não deu partida. Eu tentei o que sabia e podia fazer, mas nada dele funcionar. Fiquei um pouco apavorado, não sabia o que fazer. Pensei em várias alternativas, até chegar à conclusão de deixa-lo ali e voltar à pé para casa. Não estávamos longe de casa, mas o sol quente faz qualquer caminho parecer longe. No meio do caminho, a Melissa reclamou: “Papai, estou cansada. Minhas pernas estão dodói!”. A forma tão meiga como ela falou, despertou meu sensor de lamentação. Comecei a reclamar com Deus. Por que tinha de passar aquilo? Por que isso aconteceu comigo? E várias outras expressões de lamentação que comumente nós falamos quando pensamos que o “nosso mundo acabou”.
Deus não me deixou sem resposta. Imediatamente ele começou a me lembrar de que a provação não é exclusividade minha. Ele me falou de 1 Coríntios 10.13: “Lembrem-se que as tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam”.
Você também tem a tendência de pensar que a sua provação é única? Que é algo que só acontece com você? Deus está nos dizendo que pessoas em todo o mundo enfrentam as mesmas lutas que nós enfrentamos. Em algum lugar do mundo pessoas estão lidando com as mesmas dificuldades que nós. É o carro que não funciona. É alguém doente. É o filho desobediente. É o marido que não ama mais. É a esposa que não respeita. É o dinheiro que não dar para pagar todas as contas. O vizinho que faz barulho.
Deus nos chama a atenção em 1 Pedro 1.7, que “essas provações apenas põem à prova” a fé que nós temos. Servem para verificar se ela é forte e pura ou não. Começo a perceber porque Tiago disse que as provações deveriam ser motivo de alegria. Ele escreveu: “Meus irmãos, a vida de vocês está cheia de dificuldades e de provações? Então, considerem isto motivo de grande alegria, porque, quando a sua fé é provada, a perseverança de vocês tem uma oportunidade de crescer” (Tiago 1.3-4).

Não deixe a murmuração tomar conta de seus pensamentos quando as dificuldades aparecerem. Anime-se com as palavras de Jesus: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (João 16.33). Com a força que Jesus dar, você pode enfrentar qualquer situação, e vencê-la. (Filipenses 4.13).

Pr. Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário