Tema do ano: UM ANO COM JESUS: EM CRISTO E POR CRISTO! Lucas 5.4

domingo, 24 de agosto de 2014

Desenvolvendo relacionamentos familiares saudáveis: PRATICANDO A HUMILDADE!

"3 Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. 4 Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. 5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, 6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; 7 mas ESVAZIOU-SE a si mesmo, vindo a SER SERVO, tornando-se semelhante aos homens. 8 E, sendo encontrado em forma humana, HUMILHOU-SE A SI MESMO e FOI OBEDIENTE até à morte, e morte de cruz! 9 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Filipenses 2.3-11.

A Bíblia nos ensina aqui que para praticar a humildade em meus relacionamentos, eu devo cuidar do interesse dos outros! E ter uma atitude semelhante a que nos foi mostrada por Jesus. Mas qual atitude? Qual o modelo de humildade de Jesus? O que ele nos mostrou sobre esse assunto? Como eu posso praticar humildade semelhante a de Jesus?
Em outros textos nós podemos aprender com as palavras de Jesus, mas aqui nós aprendemos com sua atitude.

Observe o modelo de humildade de Jesus, para que você viva relacionamentos saudáveis em sua família, ou em qualquer outra área:
1) Esvaziou-se a si mesmo!
Não pensou em si mesmo. Ele pensou em mim, em você... Preocupe-se um pouco mais com os interesses das pessoas de sua família.
2) Tornou-se servo!
A bíblia diz em João 13.12-17 que até lavou pés. Ele se dispôs a servir a outros. Disponha-se a servir às pessoas de sua família.
3) Humilhou-se a si mesmo!
Preste atenção: humilhou-se a si mesmo, não humilhou os outros. Muitas vezes estamos prontos para humilhar os outros, mas não humilhamos a nós mesmos. A forma de humilharmos a nós mesmos é aprendermos a ficar calados quando acharmos que somos dono da razão.
4) Foi obediente a Deus!
Obediência ao que Deus nos ensina torna-nos humildes. Aprenda com a Palavra de Deus a ser uma pessoa melhor, e fazer os ajustes necessários em seu comportamento.

Pratique isso.
Preocupe-se com o interesse dos outros. Não pense somente em si mesmo. Seja um supridor de necessidades dentro de sua casa. Seja um abençoador. Seja parceiro. Seja amigo. Seja como Jesus.
Não imite os relacionamentos do mundo; não copie os modelos de relacionamentos que você ver na mídia etc. São falhos. São falsos.
Tenha Jesus Cristo como seu modelo de humildade! Você viverá relacionamentos saudáveis com a sua família e com todos a sua volta.

Pastor Francisco Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário