Tema do ano: UM ANO COM JESUS: EM CRISTO E POR CRISTO! Lucas 5.4

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Tempos difíceis! Culpa minha?


...Que aquele que anda no escuro, que não tem luz alguma, confie no nome do Senhor e dependa de seu Deus. 
Isaías 50.10


A constatação que todos nós fazemos na vida é que não são poucos os momentos que a nossa existência é caracterizada pela escuridão – os tempos se tornam difíceis.
Isaías faz esta constatação e aponta para a postura que cada um de nós precisa adotar: Confiança e dependência de Deus! Em outras palavras, os dias escuros - os tempos difíceis - não precisam ser vistos como necessariamente um malefício.  Eles podem ser vistos como uma escola que gera confiança e dependência de Deus!
Ao longo destes quase quarenta anos de ministério tenho meditado na experiência de algumas pessoas que tenho acompanhado nos “tempos difíceis”.  Conclui que nestes períodos, para que eles sejam de fato uma escola divina, precisamos adotar determinadas ações! Uma destas ações é esta: Verificar se estamos cooperando para que os tempos sejam difíceis! A pergunta para qual devemos buscar resposta é esta: “Eu estou cooperando para que os tempos sejam difíceis?”. Precisamos parar e avaliar! Será que os tempos se tornaram difíceis por causa de alguma atitude minha?
O que percebo é que, periodicamente, precisamos fazer uma avaliação da vida, pois os tempos difíceis podem estar relacionados com as nossas ações!
Deixe-me sugerir três perguntas para nos ajudar a fazer essa análise se estamos ou não colaborando com a existência dos tempos difíceis:
 Primeira pergunta: Existe algum erro que eu estou cometendo que coopera em fazer com que os tempos sejam difíceis? Os “tempos difíceis” podem estar sendo causados ou colaborados com posturas erradas na vida! Erro compromete a qualidade da vida! Ele rouba de nós a serventia adequada que Deus planejou para nossa vida. Paulo coloca assim o assunto em 2Timóteo 2.21: “...se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra...” Portanto, precisamos avaliar se esses períodos não são consequências de erros!
Segunda pergunta: As escolhas que tenho feito cooperam para que os tempos sejam difíceis? Não podemos esquecer-nos do fato que fazemos as escolhas e depois as escolhas nos fazem! A Bíblia é clara sobre as consequências das nossas escolhas: “Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam (Deuteronômio 30.19)”. Que avaliação você faz considerando suas escolhas?
Terceira pergunta: Existe em mim algum procedimento que coopera para que os tempos sejam difíceis? Um procedimento errado põe a perder as melhores oportunidades da vida e nos coloca dentro de sérios problemas! Então, você está cooperando para que os dias sejam maus em sua existência? Os tempos difíceis que você vive têm a sua participação?

Salomão foi conclusivo quando afirmou em Provérbios 16.17:A vereda do justo evita o mal; quem guarda o seu caminho preserva a sua vida”.

Pastor Jacó Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário