Tema do ano: UM ANO COM JESUS: EM CRISTO E POR CRISTO! Lucas 5.4

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Estrangeiros

Nos Filipinas, a porta está sempre aberta na hora das refeições. Mesmo sendo estrangeiro, um filipino insistirá para você entrar e cear. Se não tiver o suficiente, o anfitrião dará a porção dele. Os relacionamentos são valorizados acima do próprio conforto e bem-estar.
Quando Deus tirou os israelitas do Egito, Ele enfatizou a hospitalidade e generosidade para com os estrangeiros. " [ Deus ] defende os direitos dos órfãos e das viúvas; ele ama os estrangeiros que vivem entre nós e lhes dá comida e roupa... ", disse Moisés ao povo. " Amem esses estrangeiros... " ( Deuteronômio 10:18-19 ).
Há uma lição mais profunda aqui. Os israelitas receberam - os Dez Mandamentos e suas regras associadas - para guiar suas vidas. Mas, a aderência exterior a regras não conta. Assim, Moisés foi ao âmago da questão. " Povo de Israel, escute o que o Senhor Deus exige de você... " ( Deuteronômio 10:12 ). Sua conclusão ? " Portanto, sejam obedientes a Deus e deixem de ser teimosos " ( v.16 ). Essa frase terrena liga diretamente ao Novo Testamento. Em Efésios 2, Paulo disse aos novos cristãos gentios: " Lembrem que vocês, os não-judeus, eram chamados de incircuncidados pelos judeus, que chamam a si mesmos de circuncidados por praticar a circuncisão... " ( v.11 ). Os Dez Mandamentos são impotentes para mudar o coração humano. Somente Deus consegue fazer isso.
Os gentios - e nós, hoje - fomos estrangeiros espirituais, mortos em nossos pecados, separados de Deus ( Efésios 2:5 ). Paulo lembrou-os: " Mas agora, unidos com Cristo Jesus, vocês, que estavam longe de Deus, foram trazidos para perto dele pela morte de Cristo na cruz " ( v.13 ). O resultado: " Pois foi Cristo quem nos trouxe a paz, tornando os judeus e os não-judeus um só povo... " ( v.14 ). Em Cristo não existem estrangeiros. - Tim Gustafson
Leia: Deuteronômio 10:12-22
Mas agora, unidos com Cristo Jesus, vocês, que estavam longe de Deus, foram trazidos para perto dele pela morte de Cristo na cruz ( Efésios 2:13 ).
Examine: - Efésios 2:11-22
- Hebreus 13:2
Considere: O que o tornará aceitável a Deus ? Como Deus lidou com o sistema de regras do Antigo Testamento ? ( Efésios 2:14-15. ) Qual o único caminho a Ele ? ( vv.4-5 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário