Tema do ano: UM ANO COM JESUS: EM CRISTO E POR CRISTO! Lucas 5.4

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Paciência para Esperar!


Ninguém gosta de esperar. Todos nós temos dificuldades quando temos de esperar num ponto de ônibus, numa fila de banco ou supermercado etc. Somos impacientes por natureza.
A Bíblia retrata o caso de Abrão e Sarai que enfrentaram a crise da espera em Gênesis 16.1-4. Dezesseis anos se passaram desde que Deus fez a promessa de que eles seriam pais de um filho, e deste filho, haveria uma grande nação. O tempo passou e eles não conseguiram esperar mais. Sarai era estéril e não podia dar este filho da promessa ao seu esposo. Como esperar que algo aconteça quando você sabe que você é a razão da espera? Talvez ela se sentisse muito culpada por não poder dá este filho ao seu marido. Então elaborou seu projeto particular; criou seus argumentos e convenceu seu marido de que "talvez" Deus estivesse esquecido deles ou que eles não teriam entendido direito - não era ela que seria mãe, mas sua escrava egípcia é que teria um filho com seu esposo.
É mesmo muito difícil esperar quando não vemos possibilidades de que o que esperamos pode se realizar. E por isto, nós nos tornamos mestres em argumentar e pular etapas. Esperar normalmente produz em nós duas atitudes: elaborar desculpas para não ter de esperar; e criar argumentos para seguir por outra direção.
Uma verdade que nós não podemos esquecer é que, tudo tem o seu tempo determinado. (conforme Eclesiastes 3.1). Deus não tarda; não falha; não se esquece. É que tudo tem um tempo para acontecer, e ele segue este cronograma divino.
Por mais que, do seu ponto de vista, esteja demorando, espere. Aguarde a resposta, a provisão divina. Deus é fiel, e tudo que falou irá fazer. É só uma questão de tempo!
A Bíblia nos dá o exemplo do lavrador que aguarda com paciência o precioso fruto até a época da colheita. Depois conclui nas palavras de Tiago 5.11: Eis que temos por felizes os que perseveram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.
O que Deus está nos dizendo é: quer exemplo maior do que o de Jó? Quanto não sofreu este homem, mas permaneceu crendo em Deus e esperando a resposta dos céus até o dia em que ela veio.
Eu concluo com a letra de uma música:
O meu Deus nunca falhará; eu sei que chegará minha vez. Minha sorte mudará, diante dos meus olhos. Espere em Deus. Confie. Seu dia chegará.
Pr. Francisco Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário