Que bom seria se todos os nossos pedidos fossem atendidos. E encontrássemos tudo o que buscamos. E quão bom não seria se todas as portas fossem abertas para nós.
Entretanto, a realidade não é esta, não é mesmo? Vivemos a pedir e não somos atendidos. Pedimos aumento de salário, pedimos paz, pedimos saúde, pedimos proteção, pedimos justiça, pedimos mudanças, pedimos cuidado, pedimos mais amor. E não somos atendidos. E o que dizer das coisas que buscamos e não encontramos. Buscamos por um lugar de tranqüilidade – encontramos? Não! Ao nosso redor só barulho. Buscamos um lugar seguro e o que encontramos é violência, roubo. E as portas se abrem para nós? Não. Muitas vezes até entrar nos bancos é complicado – a porta trava e não nos deixa entrar! Então o que Jesus quer nos dizer com este texto?
O primeiro verbo usado por Jesus aqui, pedir, implica querer. Ele não está simplesmente dizendo, peçam alguma coisa. Ele está dizendo queiram. Muitas vezes nós simplesmente estamos pedindo algo – como, por exemplo, certo rapaz que pedia um emprego numa empresa de papel e celulose, mas o que ele queria mesmo era ser vendedor.
Então isto implica que precisamos definir o que queremos da vida. O que de fato você quer – quer ser um vendedor? Quer mesmo que seu casamento dê certo? Quer que as pessoas gostem de você? Quer ter um relacionamento melhor com sua família? O que você quer para a sua vida?
Quando nós decidimos o que queremos para a nossa vida, sabemos o que pedir. E então pedimos com fé, com esperança; com convicção... É como a pessoa que está no deserto. Ela sabe o que quer – é água. E quando pedir por isto pedirá desesperadamente e com todo fervor.
O segundo verbo usado por Jesus aqui, buscar, implica se empenhar na busca por algo. Se eu já defini o que quero, então devo me empenhar em buscar isto. Por exemplo, eu decidi que quero ser uma pessoa mais amorosa, mais calma, mais compreensiva, então eu peço isto a Deus, e me empenho nesta busca. Eu decidi que quero um casamento melhor. Então eu me esforço procurando meios de fazer isto se tornar uma realidade. Se eu decidi que quero fazer uma faculdade, então eu peço a Deus e me empenho na busca de realizar o meu desejo.
Quem sabe você está hoje nesta situação porque lhe falta um pouco mais de esforço? Um pouco mais de dedicação naquilo que tanto quer para a sua vida?
O terceiro verbo usado por Jesus aqui, bater, implica em perseverança. Não adianta pedirmos por algo que queremos, buscar com toda diligência e esforço, se não estivermos dispostos a ir até o fim. Inclusive a idéia de bater aqui significa importunar. Ou seja, bater com insistência até que a porta seja aberta.
Por exemplo, quando você vai à casa de alguém e chama uma duas vezes e ninguém atende, normalmente você vai embora. Mas este verbo aqui expressa que você irá ser persistente até que a porta seja aberta. Jesus está nos ensinando que não devemos desistir se as coisas não saem como pensamos. Se sua vida hoje é outra realidade daquilo que você sempre sonhou – não desista. Se você não está no emprego que deseja, não desanime. Se o seu casamento não está da maneira que sonhou, não desista dele.
Ao invés de gastar suas últimas energias se lamentando pelo que se foi, gaste-as pedindo uma solução a Deus, se empenhando em buscá-la, e persistindo naquilo que você sabe que é o melhor de Deus para a sua vida.
Guarde isto em seu coração: Deus vai coroar de êxito todo o seu esforço e persistência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário