Quando lemos a história de Zaqueu descobrimos que uma das atitudes que promoveu a ação sobrenatural de Deus, em sua vida, foi o fato dele não desistir diante das oposições. Lucas – o médico amado – registrou: “Todo o povo viu isso e começou a se queixar: ‘Ele se hospedou na casa de um pecador’.” (Lucas 19.7)
Que incrível! Foi só Jesus se aproximar de Zaqueu e ele passou a sofrer oposição das pessoas.
Zaqueu sofreu oposição dos seus compatriotas, que não queriam que Jesus ficasse em sua casa. Ele também não teve a aprovação da “massa”. A multidão estranhou o fato de Jesus ir à sua casa, pois achava que Zaqueu não era digno de tanto.
Que decepção! Zaqueu era rejeitado porque roubava o povo. Agora que ele se aproximava da pessoa que podia mudar sua realidade, esperava-se que, por buscar fazer o certo, fosse ao menos apoiado. Todavia, não foi isto o que ocorreu.
Guarde bem: nem sempre receberemos apoio das pessoas por fazermos o que é certo! Não espere aplausos para fazer o certo. Esta é a lição que Deus quer nos ensinar neste episódio: não espere o apoio de todos para obedecer a Deus!
O fato de vivermos com Cristo não significa que estaremos livres de problemas, lutas e perseguições.
A Bíblia nos garante que os mais próximos poderão se tornar nossos maiores inimigos. Marcos registrou as palavras de Jesus: “Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa.” (Mateus 10.36).
Mas o que levou Zaqueu a presenciar o agir de Deus em sua vida e em sua casa? O fato dele não se render às oposições! Em nenhum momento você vê Zaqueu se defendendo ou desanimado pelas oposições. Antes, ele prosseguiu sem se importar com as críticas ao seu redor.
Será que isso explica o fato de você não estar percebendo o agir de Deus em sua vida? Você está se rendendo às oposições? Talvez no trabalho, na família, com os amigos, ou até mesmo na tradição religiosa.
A palavra de Deus para você, hoje, é a seguinte: não se renda às oposições! Vá em frente, prossiga, que Eu não perdi controle! Chegará o momento em que Eu vou cumprir o que prometi em minha palavra que diz: “Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti; serão reduzidos a nada, e os que contendem contigo perecerão. Aos que pelejam contra ti, buscá-los-ás, porém não os acharás; serão reduzidos a nada e a coisa de nenhum valor os que fazem guerra contra ti. Porque Eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.” (Isaías 41.11-13).
Extraído
Nenhum comentário:
Postar um comentário