Em tudo o que ele empreendeu no serviço do templo de Deus e na obediência à lei e aos mandamentos, ele buscou o seu Deus e trabalhou de todo o coração; e por isso prosperou (II Crônicas 31:21).
Este texto bíblico resume o que foi a vida do rei Ezequias a frente do reino de Judá. Ezequias era filho do rei Acaz (II Crônicas 28:27). Seu pai foi um péssimo rei, extremamente idólatra e sem temor de Deus. A Bíblia diz que ele chegou a queimar alguns dos seus filhos em sacrifício aos deuses pagãos.
Com vinte e cinco anos Ezequias assumiu o reino em lugar de seu pai, e iniciou uma reforma religiosa de grandes proporções. A Bíblia diz que ele fez “o que era reto perante o Senhor”, conduzindo toda a nação de volta para Deus.
O relato bíblico afirma que Ezequias tornou-se um rei próspero e poderoso, e no texto citado vemos com clareza o seu segredo em duas atitudes:
Primeiro, Ezequias buscou o seu Deus. Ele aplicou o seu coração em buscar o Senhor. Ele queria intensamente ser diferente do seu pai, queria dirigir um reino que honrasse a Deus e que abençoasse as pessoas, e ele conseguiu. O seu propósito foi atingido porque Deus sempre responde àqueles que O buscam. Ezequias não foi um grande rei porque era capaz ou porque tinha dons que o seu pai não possuía, ou porque tinha recursos que outros desconheciam. Ele foi um grande rei porque buscou o Deus da Bíblia, o Deus todo-poderoso.
Segundo, Ezequias trabalhou de todo o coração. Ele não foi negligente, preguiçoso, medíocre em seus planos e esforços. Ele se dedicou com todas as suas forças a realizar aquilo que sabia ser correto, aquilo que agradaria a Deus.
Poder de Deus e dedicação humana, aqui temos duas atitudes imbatíveis rumo a vitória. Permita-me lhe perguntar: Como você está agindo em seus empreendimentos? Que atitudes você tem tomado a fim de realizar os seus sonhos? Quais os segredos que a sua vida revelará para as pessoas que lhe cercam?
Pr. Carlos Alexandre de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário