Tema do ano: UM ANO COM JESUS: EM CRISTO E POR CRISTO! Lucas 5.4

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ALGUMAS VERDADES SOBRE VALES ESCUROS!

Há um provérbio árabe que diz: O deserto é feito de raios de sol, não de chuva!
Eles usam este ditado para explicar que a vida é feita de lutas, não de bonanças. Todos nós passamos lutas na vida. Se você nunca tiver de passar algumas vezes por tempos escuros, sombrios, tempos de tribulação, a sua vida não terá profundidade.
Uma vida é construída de momentos bons e ruins. É uma mistura de dor e prazer. Alegrias e tristezas. Vitórias e derrotas. Sucessos e fracassos. Montanhas e vales escuros.
Mas mesmo nos piores vales de nossa vida, nos momentos mais escuros, Deus está conosco. A Bíblia diz: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Salmo 23.4.
Eu quero destacar que existem cinco fatos sobre vales escuros que é preciso lembrar sempre que passamos por um momento difícil:
Em primeiro lugar, vales escuros são inevitáveis! Eles vão acontecer. Vales escuros é uma realidade ao longo da vida. Jesus foi muito realista acerca disto quando disse: “Neste mundo vocês terão aflições... (João 16.33).
Em segundo lugar, vales escuros são imprevisíveis! Você não pode planejar o tempo em que eles vão acontecer. Vales escuros não são programados. Eles simplesmente acontecem.
Em terceiro lugar, vales escuros são imparciais! Ninguém está imune a eles. Ninguém neste mundo está isento de passar dificuldades. Problemas e dificuldades é uma realidade na vida de todos porque todos somo seres humanos.
Em quarto lugar, vales escuros são temporários! Eles duram um tempo determinado. Vales escuros não foram feitos para ficar, mas para serem atravessados. “...pois os nossos sofrimentos são leves e momentâneos”, escreveu o apóstolo Paulo em II Coríntios 4.17. Quando minha vida pertence a Jesus, eu estou neste mundo, mas rumo a um lugar onde não haverá mais lágrimas. Não importa quanto tempo viva aqui - 50, 60, 90, 100 anos - não se compara a uma eternidade de alegria e prazer.
Em quinto lugar, vales escuros são propositais! Deus tem um motivo para nos deixar passar pelos vales escuros. O apóstolo Pedro escreveu: “Estas provações apenas põem à prova a fé que vocês têm, para verificar se ela é forte e pura ou não”. (I Pedro 1.7). Através dos vales escuros Deus quer construir a sua vida de fé. Por mais que nós gostemos dos momentos bons da vida, não são eles que constroem nossa vida de fé. São os momentos de desespero, os fracassos, as perdas – as lágrimas! Quando tudo vai bem a tendência de muita gente é pensar que não precisam de Deus. Mas quando ficam cara-a-cara com um vale escuro caem de joelhos. Na verdade, o objetivo de Deus não é tornar a vida confortável para nós. O objetivo dele é formar em nós o caráter de Cristo. E se Deus quer nos fazer semelhantes a Cristo, ele vai permitir enfrentarmos as mesmas circunstâncias que Jesus enfrentou. Deus é um Deus bom e não pode causar o mal. Mas ele vai permitir você passar por situações porque ele sabe o que você precisa aprender. E Deus pode usar as tragédias da vida, os vales que você tiver de enfrentar para fazer de você uma pessoa melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário